Ciao ragazzi!
A Páscoa está chegando e hoje queremos te contar algumas curiosidades de como a Páscoa é celebrada na Itália! Vamos lá?

A Páscoa é uma festividade muito importante para a comunidade cristã na Itália, assim como no Brasil. Durante essa época, os italianos comemoram com muitas tradições e rituais religiosos, além de pratos típicos deliciosos.
Eles também presenteiam as pessoas com ovos de chocolate, assim como fazemos aqui no Brasil. Porém, ao contrário do que acontece por aqui, a tradição do chocolate não é tão comercial e forte na Itália.
Cada cidade tem suas próprias celebrações, o que torna a Páscoa italiana ainda mais especial. Na Calábria e Sicília, por exemplo, as comemorações são diferentes, com pessoas saindo às ruas vestidas de branco e se açoitando como forma de purificação.
Já os Dolomitas solteiros encomendam das moças solteiras ovos pintados e elas pintam de forma diferente o ovo do rapaz que estiver interessada.
Em Florença, ocorre o famoso “Scoppio del Carro”, onde um carro decorado com fogos de artifício é empurrado até a Catedral de Santa Maria del Fiore e é incendiado durante a missa de Páscoa.

Fonte: Tuscany now and more
Em Roma, o Papa realiza uma missa na Praça de São Pedro e faz uma bênção “Urbi et Orbi” (para a cidade e para o mundo) para os fiéis reunidos.

A Páscoa na Itália é comemorada desde a sexta-feira até a segunda-feira, pois eles celebram não apenas a morte de Cristo, mas também a sua ressurreição! Na sexta-feira, é um dia de luto, onde eles relembram a paixão e morte de Jesus crucificado. Já no domingo, eles celebram a ressurreição e é um dia de muita alegria, onde encerram o jejum com uma grande ceia.
Não é incrível conhecer um pouco mais sobre como a Páscoa é celebrada na Itália?
Por aqui, você descobre mais sobre o processo de cidadania italiana e também sobre a Itália. Continue nos acompanhando para saber mais!
