Semelhanças e diferenças culturais entre Brasil e Itália

É fascinante como muitos dos nossos costumes no Brasil têm raízes italianas devido à grande parte da população ter ascendência italiana. No entanto, existem algumas questões culturais que podem nos surpreender. Vamos explorar algumas dessas semelhanças e diferenças.

– Os italianos têm a mesma paixão que o brasileiro pelo futebol.

– Assim como nós, eles também são muito ligados à família, talvez até um pouco mais que os brasileiros.

– O amor pelo café é uma paixão compartilhada entre italianos e brasileiros, mas na Itália, o espresso é a escolha mais comum. Se você pedir apenas “café”, receberá o equivalente a dois goles de puro espresso. Eles também apreciam doces, assim como nós. No café da manhã, é comum desfrutar de um espresso ou cappuccino com cornetto, semelhante ao croissant, mas com um toque doce e uma variedade de recheios, como creme, geleia ou pasta de avelãs.
A diferença é que no Brasil chamamos de “cappuccino” uma mistura de café com chocolate, mas na Itália, o cappuccino é apenas café com leite vaporizado. Além disso, lá é exclusivamente para o café da manhã e não é servido após as 10h.

Café espresso na Itália

– A burocracia no Brasil já é conhecida por ser complicada, mas a italiana consegue superar até mesmo essa fama!

– Já ouviu a frase “brasileiro ama uma fila?” Isso porque aqui no Brasil filas são bem comuns para quase tudo. Já na Itália os brasileiros ficam surpresos quando veem italianos furando filas, pois para eles o conceito de fila não é muito compreendido.

– O horário de funcionamento dos estabelecimentos é bem diferente do nosso. Dependendo da região, e sendo mais comum nas cidades pequenas, os estabelecimentos fazem uma pausa no horário de almoço, chamada de ‘chiusura pomeriggiana’ (fechamento vespertino), fechando às 13h e reabrindo às 16h até a noite. É bem parecido com o que conhecemos como ‘siesta’ que acontece na Argentina e Espanha.

– A gastronomia italiana exerce uma das maiores influências no Brasil, sem dúvida alguma. Os italianos são renomados por suas pizzas, massas e vinhos. A pizza, em especial, tornou-se tão popular no Brasil que é praticamente impossível imaginar uma cidade sem uma pizzaria, e é claro que o brasileiro inventou vários sabores inusitados. A diferença é que a pizza de lá tem a massa bem fina, por isso é comum que uma pizza de 30cm sirva apenas uma pessoa. Mas cuidado: pedir ketchup ou qualquer outro tempero para colocar na pizza pode ofender os italianos, pois interpretam como se você não tivesse gostado do prato.

– Aqui, o mais comum é nos reunirmos na sala de estar, mas na Itália é comum nem ter sala de estar em algumas casas. Todos se reúnem na cozinha, em uma grande mesa, e repartem as refeições.

– No Brasil temos o costume de “ver com as mãos”, enquanto os italianos são conhecidos por “falarem com as mãos”. No entanto, nas lojas italianas, se você tocar em algum objeto, é esperado que você o compre.

– Os italianos têm uma maneira direta de se comunicar, que pode ser vista como grosseria pelos brasileiros. Mas na verdade, é apenas a forma deles lidarem com as situações, sem rodeios. Diferentes de nós, que muitas vezes por medo de magoar acabamos não sendo tão diretos. E talvez por darem todo esse valor que à sinceridade, os italianos não fazem amizade assim tão fácil como nós. Muitas vezes pessoas que trabalham há anos juntas se consideram apenas colegas.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre nossa amada Itália? Então continue nos acompanhando aqui no blog e nas redes sociais.

Siga-nos:
Instagram
Youtube
LinkedIn

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
plugins premium WordPress